NOTÍCIAS

CURSO DE MAQUIAGEM AJUDA PACIENTES EM QUIMIOTERAPIA



Cursos de maquiagem e cuidados com a pele tornaram-se grandes aliados durante o tratamento de câncer. A quimioterapia costuma ser ainda mais difícil entre as mulheres, já que a queda de cabelo e a fragilidade do rosto costumam abalar a auto-estima. Para especialistas, o equilíbrio psicológico é fundamental para curar a doença.

 

O setor e psicologia da ONCOCENTER, que oferece oficinas para pacientes, destaca que o corpo passa por uma série de alterações devido ao tratamento. “A pele fica muito ressecada e é comum esfarelar como pó”, explicou Claudia Roberta psicóloga da clínica, ressaltando a importância do uso de cremes hidratantes e maquiagens hipoalergênicas, que têm menos potencial para causar irritações. "Quando a pessoa está emocionalmente estável, fica mais fácil enfrentar a dor e receber um tratamento agressivo como este", salienta a psicóloga Cláudia Roberta. 

De acordo com a consultora de beleza dos produtos Mary Kay, Corina Cunha, As aulas são durante a espera para a quimioterapia, auxiliando também na diminuição da ansiedade. Com o tempo, o curso passou a incluir trabalho com acessórios, como perucas e lenços. "Perder o medo de se olhar no espelho pode garantir o fôlego que muitos pacientes precisam para lidar com a quimioterapia", disse Corina Cunha.

A especialista afirma ainda que a auto-estima é um dos fatores que podem garantir a motivação na batalha contra o câncer, assim como o apoio da família e a confiança nos médicos.







Autor: ascomoncocenter
Criado em: 10/01/2018
Atualizado em: 12/01/2018
Comentários: 0








Voltar para Notícias